Segundo o estudo "Market Review: tendências do e-commerce para 2022", da Bornlogic e Opinion Box, a frequência de compras digitais cresceu 71% no último ano e, conforme os relatos dos entrevistados na pesquisa, 49% pretendem comprar mais pela internet no ano vindouro.

Ainda de acordo com a análise, entre os principais atrativos para consumir no ambiente virtual foram listados, respectivamente, elementos como promoções sazonais e formas de pagamento (24%), facilidade na comparação de preços (44%), promoções que só encontram na internet (58%), preços (61%) e praticidade (63%). Produzida em setembro deste ano, a pesquisa entrevistou 2.129 consumidores em todo o país.

Mateus Toledo, fundador e CEO da MT Soluções - empresa que atua com implantações de lojas virtuais, marketplaces, layouts e sistema ERP -, considera que, no que depender dos resultados alcançados em 2021, o crescimento do e-commerce no próximo já é certo.

"Ao que tudo indica, devemos fechar este ano com um avanço de 38%, sendo que o comércio eletrônico bateu recorde ainda no primeiro semestre, atingindo R$ 53,4 bilhões em faturamento", afirma, citando dados da Confederação Nacional do Comércio e da 44ª edição do Webshoppers, relatório realizado pela Ebit Nielsen em parceria com o Bexs Banco.

Ano novo exige empenho dos negócios digitais

Toledo chama atenção para dados da edição 2021 da Global Consumer Insights Pulse Survey, da PWC, que demonstram que 33% dos participantes (e 22% dos brasileiros) ainda preferem fazer compras em lojas físicas pela necessidade de ver e tocar os produtos.

"Isso demonstra que é preciso investir cada vez mais em lojas virtuais e marketplaces dinâmicos e que ofereçam o máximo de interação e funcionalidade possível", explica. "Para agradar esses clientes, é preciso seguir sempre inovando: não dá para ter um site com um layout ultrapassado, parado no tempo. É necessário oferecer uma experiência de compra tão real quanto a tradicional, que acontece no ambiente físico".

Além disso, segundo o especialista, "para crescer em 2022, os empreendedores digitais devem apostar na construção de um canal digital intuitivo e descomplicado, que não gere dúvidas, mas facilite a vida do consumidor".

De fato, a facilidade de navegação em um site, permitindo a localização de produtos ou serviços de forma rápida, ocupa o terceiro lugar na lista de atributos essenciais para 38% dos respondentes (36% dos brasileiros) que responderam à PwC.

Na visão do fundador e CEO da MT Soluções, o crescimento do e-commerce já é certo, embora não seja tão expressivo quanto desejado por conta do ticket médio da população e pelo fato de que 2022 será um ano eleitoral.

"Ainda assim, nossos empreendedores são otimistas e isso faz toda diferença para o aquecimento do setor. Para os empreendedores digitais, fica esta certeza: no próximo ano, o setor deve crescer ainda mais, tornando o comércio eletrônico um ambiente competitivo, que exige ainda mais empenho", conclui.

Fonte: www.tera.com.br

11 May

Primeira loja virtual no Brasil

Apesar de não haver registros oficiais, o primeiro e-commerce no Brasil foi a Book Net, fundada por Jack London e que e...

29 Apr

Hospedagem de site, escolha bem seu provedor

A escolha de um provedor é a base para estabelecer seu site no ambiente online. Sem a hospedagem, seu site não poderia ser acessado na internet, ...

07 Apr

Dia Mundia da Saúde

Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos? Onde as economias estã...

24 Mar

Hospedagem de Site - Conceitos Diferentes

Toda empresa, até mesmo aquela de uma cidadezinha pequena necessita de um site para ser vista na internet. Porém, não basta ter somente um site,...

22 Mar

Dia mundial da Água

Feche uma torneira e abra novas chances para a Vida.  A água é um dos patrimônios do nosso planeta. Ela é essencial para a vida na...

15 Mar

Cresce a expectativa do comércio eletrônico para 2022.

Segundo o estudo "Market Review: tendências do e-commerce para 2022"...

01 Feb

A Ciência e a Universidade como alavancas históricas do desenvolvimento!

A Ciência e a Universidade como alavancas históricas do desenvolvimentoPor Elcio Abd...

05 May

Site da Starex Emergências - Saindo do forno

NOVO SITE DA EMPRESA STAREX EMERGENGÊNCIAS!Lançamos o novo site da Starex Emerg...

20 Sep

Manutenção de Site - DMSNet

Manutenção de Site - DMSNetAo criar um site é apenas o primeiro pas...

24 Jul

Instituto Trata Brasil, está de site novo!

O Site do Instituto Trata Brasil está de cara Nova!O novo site do Ins...

08 Dec

Estudante brasileira criou garrafa capaz de deixar água potável

Estudante brasileira criou garrafa capaz de deixar água potável para consumo Uma f...

15 Dec

Site Novo do Trata Brasil - Versão em Inglês!

Site do Trata Brasil, agora também na versão inglês. Arrojado, Bonito, Focado e c...